domingo, 21 de julho de 2024

UMA ENTREGA PARA VALORIZAÇÃO, MANIPULAÇÃO OU DESVALORIZAÇÃO DA CAPOEIRA?

Salvador: a meca da capoeira. Cidade com maior número de capoerista por metro quadrado do mundo! Casa de grandes mestres que contribuiram na antiguadade para o crescimento da nossa arte e de muitos novos mestres que vêm contribuindo com a capoeira. Sendo assim, Salvador traz a inauguração da grande Arena da Capoeira, que por sinal, levou uma massa capoeirística para o Centro da Cidade em uma quinta-feira, 04 de julho de 2024, das 17h até umas 20h, sendo este, um marco histórico. 

O monumento intitulado "Arena da Capoeira" é composto por quatro arcos de 12 metros de altura, representando quatro berimbaus que se unem no topo, formando a cabaça. Entre os arcos, há 10 esculturas de mestres capoeiristas tocando instrumentos característicos, todas confeccionadas em bronze sobre pedestais de concreto. O projeto foi realizado pelo arquiteto e urbanista André Moreno, filho do escultor Tatti Moreno.

A arena ou melhor, o monumento em homenagem aos baluartes da capoeira baiana, é uma construção que foi inaugurada trazendo grande comoção para a comunidade capoeirística. Algumas, a favor. Outras, nem tanto...

Precisamos de mais políticas públicas, mais espaços para atuações de projetos, e editais com mais humanidade para os grupos que estão atuando e não têm condições de organizar uma instituição. Por sinal, aqui em Salvador as taxas são super altas para formalização de uma associação.

Não querendo comparar, jamais, e também já trazendo uma reflexão para os queridos leitores, vou deixar aqui fotos de  dois espaços que sinto uma representatividade enorme.

                                                    1. Centro Pan Americano de Judô

Localizado na cidade de Lauro de Freitas/BA, 
é uma referência para formação de campeões.


 2. Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana 

Localizado em Salvador/Ba, 
é uma fábrica de campões com uma estrutura magnífica.


Até a data da publicação desse singelo texto, não havia a modalidade "capoeira".

A capoeira não merecia um lugar desse nível para os grandiosos eventos de capoeira, que reúnem em média de 200 a 5 mil pessoas?

Deixo para todos a reflexão: o prefeito Bruno Reis contemplou a capoeira ou está usando a capoeira como  marco político?



2 comentários:

  1. A pergunta é: Porque esse mesmo governo que contemplou o boxe (com todo mérito) e o judô (sem histórico de campeões e o centro Pan por muito tempo sem uso) NUNCA contemplou a Capoeira?
    O Capoeira esta sim contemplada pelo Prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contemplada de forma eleitoreira, capoeira n come monumento. O prefeito vetou um importantíssimo projeto para a capoeira e deu esse cala boca para os q n entendem nada sobre o assunto.

      Excluir

Olá!
Todo comentário é válido e muito importante para mim. Isso me motiva cada vez mais a continuar escrevendo.
Espero que tenha gostado e que se torne seguidor do blog, assim poderá receber as matérias em primeira mão.
Gratidão e viva a Bahia!

Campeonatos, torneios e festivais de capoeira.

  Salve, caros leitores. Com a batida do berimbau, com o toque que pode ser de Angola, São Bento Pequeno, São Bento Grande de Angola, São Be...